Produções

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) da FURG convida você a escutar nossas experiências em rodas de conversas sobre a docência através do nosso podcast "Vozes do PIBID". Projeto desenvolvido durante o edital 2020 - 2022. Acesse aqui para escutar os episódios
 

Vozes do PIBID FURG são documentadas e partilhadas na composição do Álbum 8 do PIBID FURG, com nossas experiências, histórias e formação em Rede. Chegamos até aqui, atravessados pelos desafios oriundos do contexto pandêmico, mas nossa história de formação em Rede nos fortalece para repensar, reconstruir e promover um processo de formação em um contexto outro.  Acesse aqui o álbum 8. 

 

O Álbum 7 do PIBID FURG, apresenta histórias discutem temáticas complexas da sala de aula que se desenrola a cada dia. Vejam só! o lápis cor da pele do que trata? Que temática fundamental para ser trabalhada em sala de aula, não só em sala de aula, diga-se de passagem! Acesse aqui o álbum 7.
Um novo álbum se concretiza na comemoração dos dez anos do PIBID da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mais um grupo de professores/as, licenciandos/as, estudantes da educação básica e escolas parceiras se encontram em torno das histórias erguidas em narrativas acerca da docência. Narrativas que desvelam experiências, nas quais a sala de aula é protagonista da cena. Processos formativos reflexivos são descritos em forma de histórias constituindo-se numa forma de “caminhar para a docência”. Este trabalho conquista sentido na formação de professores: por meio da escrita narrativa os sujeitos do processo educativo constituem-se docentes, ao vivenciar as cotidianidades da escola. Acesse aqui o álbum 6.
 

 

Nesta edição do ábum, como nas edições anteriores, temos histórias de todos os projetos coordenados pelo PIBID institucional da FURG. São alunos das diferentes licenciaturas e professores supervisores que durante o ano registraram por histórias momentos vivos da sala de aula. Entregamos então mais este álbum do PIBID com este sabor de uma ideia que se prolonga.  E assim espera-se continuar com álbum como prática pedagógica que assume o registro da sala de aula como mode constituição do professor. Acesse aqui o álbum 4.

 

O que narra trasmite um saber que muitas vezes toma a forma de uma moral, de uma advertência, de um conselho. Como diz Walter Benjamin, o conselho não consiste em intervir do exterior na vida do outro, mas de fazer uma sugestão sobre a continuação de um história que está sendo narrada. As histórias continuam, estão abertas a novas proposições e ao fazer junto, como fizemos e fazemos no PIBID-FURG. Acesse aqui o álbum 3.
  Este álbum de Histórias produzidas em experiências de formação parte da idéia de que histórias são relatos de eventos e experiências que aconteram às pessoas e o que isso significou para elas ao tê-las experenciado em circustâncias particulares e consequências específicas. Que estas histórias sejam instâncias de produção de outras histórias, de outros processos de formação. Acesse aqui o álbum 2.
Os textos aqui apresentados têm a ver com o PIBID, uma política públicas sonhada há bastante tempo e, então, cuidada e acalentada com todo o empenho pelos professores coordenadores na FURG. Que este trabalho promova o pensar sobre a sala de aula como lugar de presença, acolhimento, afeto e participação! Acesse aqui o álbum 1.